Interação do Bebê com o Mundo, Pessoas e Possíveis Impactos da Pandemia

Interação do Bebê com o Mundo, Pessoas e Possíveis Impactos da Pandemia
Postado em: 22 de março Compartilhar Compartilhar

Há mais de dois anos, a pandemia de Covid-19 tem afetado vários aspectos da experiência humana nas diversas faixas etárias. Crianças nascidas pouco antes do início da pandemia ou até mesmo durante esse período estão entre as mais afetadas. Na faixa de um a três anos de idade, a criança vive um momento crucial no seu desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e de socialização1.

Essa evolução vem sendo prejudicada de maneira significativa pela necessidade do distanciamento social e a falta de socialização.

Embora existam poucos dados sobre o impacto das epidemias no desenvolvimento infantil, é evidente o efeito que a pandemia tem trazido para todos nós, o que impõe, além dos cuidados gerais e das estratégias adotadas para minimizar o contágio, preservar o bem-estar das crianças durante períodos como este1

Vários fatores influenciam a saúde física e mental de crianças e adolescentes que vivenciam o estresse ocasionado pela pandemia, como o isolamento social, o desligamento da escola e das atividades físicas, mudanças na rotina, dificuldades para dormir, exposição à desarmonia em casa, uso excessivo da tela, dieta pouco saudável, entre outros2.

Dependendo da atenção e cuidado que as crianças recebem, os efeitos no curto, médio e longo prazo, podem se tornar tóxicos2.

Aspecto que não se pode desconsiderar é a saúde mental dos pais que cuidam das crianças, e que da mesma maneira que elas, sofrem os mesmos efeitos do estresse. Quanto mais intenso e prolongado for o isolamento social, maiores serão os danos. Falta de informação, insegurança, medo da doença, preocupações com o futuro e perdas financeiras são importantes aspectos relacionados à saúde mental dos pais1.

Nesse cenário, fica evidente a importância de realizar atividades para minimizar as consequências do isolamento, além de fornecer às crianças condições de estímulo para um desenvolvimento adequado1.

Algumas importantes dicas para fazer em casa e minimizar os efeitos da pandemia no desenvolvimento infantil:

·        ler e contar histórias;

·        desenhar;

·        montar quebra-cabeças;

·        jogos brincadeiras que podem ser feitas em qualquer local;

·        evitar uso excessivo de telas;

·        procurar fazer atividades físicas diárias, preferencialmente ao ar livre;

·        ajudar nas tarefas de casa quando possível;

·        auxiliar no preparo de alimentos (de acordo com a faixa etária)2.

Com o modelo de home office e aulas virtuais, a separação desses ambientes deixa de existir, ou seja, o local de descanso é o mesmo de trabalho: escola, alimentação e lazer. Desta forma, cresce o uso de telas pelas crianças por tempo mais prolongado, como estratégia dos pais para conseguirem realizar suas atividades do dia2.

Importante destacar que muitas vezes as crianças, por serem novas, ainda estão aprendendo a identificar emoções e as expressá-las, buscando mostrar aos adultos o que estão sentindo; muitas vezes isso acaba emergindo na forma de choro, birra, nervosismo, ansiedade, agitação, regressão e mudanças no padrão geral de comportamento. O medo constante de perder alguém da família ou mesmo de se contaminar também está presente no dia a dia dessas crianças1.

Por fim, é importante ressaltar que não há certo ou errado em um momento como esse, todos estamos tentando ao máximo nos adaptar a esse novo contexto. Cabe a cada família encontrar um ponto de equilíbrio entre trabalho, família, estudos e lazer. Alternativas como atividades recreativas em conjunto têm sido importantes para que as crianças tenham seu momento de extravasar a ansiedade junto com as pessoas que amam e também se sentirem acolhidas pela sua família. É essencial lembrar que, sempre que houver necessidade de ajuda, ou que as alterações comportamentais das crianças estão trazendo repercussões, é fundamental a busca por profissionais especializados, para uma melhor abordagem1,2.


Renato de Ávila Kfouri

CRM-SP 59492

Pediatra infectologista





Referências

1- Santos AD, Silva JK. O impacto do isolamento social no desenvolvimento cognitivo e comportamental infantil. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, e36110918218, 2021 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18218 23.

2- LINHARES, Maria Beatriz Martins and ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2020, vol.37 [cited 2020-12-26], e200089.

BR-16915. Material destinado a todos os públicos. Mar/2022

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